Ensino Fundamental I e II

    OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Nos termos do Art. 32 da LDB nº 9.394/96, são os seguintes objetivos da Primeira Fase do Ensino Fundamental:

    1. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
    2. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
    3. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
    4. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
    5. O domínio de competências e habilidades que levem à consciência da cidadania e facilitem a melhor inserção do educando no ambiente social.

     

    O Ensino Fundamental da Escola Nova Visão, deve estar comprometida com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução dos seguintes temas:

    • Respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
    • Igualmente de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
    • Participação como elemento fundamental à democracia;
    • Corresponsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo;
    • A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:
    • Posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
    • Tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
    • Inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.
    • A inclusão de temas socioculturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs para o Ensino Fundamental e que se caracteriza por:
    • Urgência social;
    • Abrangência nacional;
    • Possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
    • Favorecimento na compreensão da realidade social.

    Na forma de:

    • Ética;
    • Diversidade cultural;
    • Meio-ambiente;
    • Saúde e orientação sexual;
    • Trabalho e consumo;
    • Temas locais;
    • Sala de leitura;
    • Salas de contra turno;
    • Serão agregados, sempre que possível, a temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde a Escola está inserida.